O tradicional Festival do Sobá da Feira Central de Campo Grande, que em sua 12ª edição, está acontecendo deste quinta-feira (10), segue hoje e se encerra neste domingo (13), com muita animação em apresentações culturais japonesas, como o autentico samba brasileiro pelo show de encerramento com a mulherada do Trio Sampri. *Veja todo ‘histórico’ sobre a festa e a ‘nossa’ iguaria culinária, que Página Brazil publicou, pelo evento que visa oferecer ao público Cultura, e principalmente, os aspectos gastronômicos da Capital e da cultura japonesa, por meio do Sobá. A comida, que é uma iguaria, praticamente única de nosso município, tem até há 11 anos, o status de Patrimônio tombado e Bem cultural de natureza imaterial*.

Veja abaixo, que neste sábado e amanhã, o evento que começou com show sertanejo de Guilherme & Santiago, terá muito “Taiko Tambores Japoneses” e Odori, que são apresentações de danças do Japão, que enviou os cidadãos orientais há 102 anos, para desbravar nossa região. Aqui eles instalaram colonia, que é a segunda maior do Brasil, trazendo costumes, como as danças, outras comidas Shushi, Shashini, outras, e o Sobá que foi adaptado e só encontra “original” na nossa Capital e na província japonesa de Okinawa.

Veja em nossa matéria anterior, cada dia e horários de toda a programação durante o festival, que além da área da gastronomia, conta com exposições gratuitas de Origami, Ikebana, Artefatos Japoneses e produtos da Parada Nerd. Como ainda, há as apresentação de danças Japonesas e outras, e da Cozinha Show. O público do festival está tendo a oportunidade de viajar com ajuda da tecnologia, por meio da experiência de visitar várias áreas exuberantes da região Centro-Oeste, com óculos digitais 360º, que serão disponibilizados.

O Festival do Sobá, que tem Decreto municipal n° 9.685, julho de 2006, com o tombamento* pelo Iphan (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional), agregou neste ano toda o espaço da ‘feirona’, em “Registro da Feira Central como Patrimônio Cultural e Imaterial de Campo Grande”. O Festival e shows estão dentro das festividades pelo aniversário da Capital, como ele ou outros grandes eventos acontecerão neste mês e em setembro, como noticiamos em a “Capital receberá grandes nomes da música em shows a partir deste sábado”.

Programação 

Dia 12 – Sábado
11h – Feira aberta para almoço
19h – Apresentação de Danças Japonesas – Grupo Sakura da Associação Esportiva e Cultural Nipo Brasileira de Campo Grande.
– Cozinha Show.
Apresentação do Cantor Helder Kohagura

20h – Apresentação do Grupo Ryu Kyu Koku Matsuri Daiko – Taiko Tambores Japoneses.
Cozinha Show (Salão de Eventos). 21h – Cozinha Show

Dia 13 – Domingo
11h – Feira aberta para Almoço
18h30 – Cozinha Show
Apresentação da Associação Okinawa de Campo Grande: Odori com o Grupo Ryubu.
19h – Apresentação da Academia Brandão Fit e Kids Taekwondo
19h30 – Cozinha Show
Shamissen com o Grupo Okinawa Ongaku Kenkyukai
Taiko com o grupo Kariyushi Taiko e Wadaiko com o Grupo Shinsei
20h30 – Cozinha Show

Show de Encerramento com o Trio Sampri

O post Festival: Taiko Tambores Japoneses, musica e muito Sobá em cartaz neste fim semana apareceu primeiro em PaginaBrazil.Com.