Foto: Tião Prado

A cidade paraguaia de Pedro Juan Caballero na fronteira com Ponta Porã se torna em uma nova opção de turismo na fronteira, onde os turistas tem além da opção do turismo de compras, o turismo histórico e de aventura.

Os turistas ao visitar a região de fronteira podem conhecer a exuberante beleza da naturaliza existente na região da cidade paraguaia de Pedro Juan Caballero que tem apostado em uma nova modalidade de turismo oferecendo aos visitantes um circuito com vários atrativos para todas as idades.

Ao começar os turistas podem conhecer a Laguna Punta Porã, sitio este onde se deu inicio a colonização da região, onde era o ponto de parada dos carreteiros que transportavam a erva mate e outros produtos para a população que iniciava sua residência na região, assim como conhecer a historia da guerra por onde passou o exercito paraguaio no ano de 1870 e de onde se dirigiram ao Parque Nacional Cerro Corá, situado a alguns quilômetros do centro da cidade.

Ainda na cidade se pode visitar, de forma gratuita, a Casa do Museu da Historia da Fronteira, onde se encontra vários objetos além de livros, fotografias e documentos relacionados a historia da cidade e da Guerra da Tríplice Aliança. A casa esta situada na Rua Mariscal Lopez esquina Jose de Jesus Martinez a metros da linha internacional com o Brasil. Segundo informações da Secretaria de Turismo (SENATUR), o turista ainda tem a opção de visitar a galeria de arte do professor Júlio Cesar Alvarez, que alberga a mais importante coleção de arte nacional e internacional, incluindo as obras únicas do próprio professor Alvarez que trabalha utilizando diferentes tipos de materiais, criando obras únicas que se encontram de forma permanente em exposição na rua Natalicio Talavera 604 no centro da cidade de Pedro Juan Caballero.

Laguna Porã
Laguna Porã

Outro local que deve ser visitada pelos turistas, e o Parque Nacional Cerro Corá situada a 35 quilometros de Ponta Porã sentido a ruta 5ta com os seus 5.538 hectares e ecossistema único, onde estão guardados os últimos momentos da historia da Guerra da Tríplice Aliança, rodeados por montanhas Ponta Porã, Tucurú Pytã, alambique, Cerro Corã, Mirón, Tranquerita, Tangaró situados em plena cordilheira de Amambay, onde se pode observar os diferentes ecossistemas entre as quais se destaca o Cerrado com uma fauna exuberante com o registro de mais de 120 tipos de aves além de Puma, Tapir e pequenos mamíferos que habitam no local.

O Parque conta com um circuito de caminhada pelos locais históricos que se inicia no Centro de Visitantes instalada na entrada do Parque, onde se encontra instalada o museu e posteriormente os visitantes são levados a conhecer o local da morte de Panchito Lopez filho do então presidente Mariscal Lopez, considerado herói da nação paraguaia, que se encontra também enterrado no local e sua tumba é um dos locais de constante visita.

Os visitantes logo são levados a conhecer o local denominado “Cerro Muralla” de cujo local pode se observar todo o parque com uma vista panorâmica única com áreas de camping próximo ao Rio Aquidabam, totalmente de forma gratuita.

Maiores informações podem ser obtidas nos números de telefone (0983) 693 694, (021) 615 803/4.

 wmx-300x300x4-5812469654e42d61b3b76b4e3dcb0318e9e3f810747cd

Os visitantes que buscam aventura e tranquilidade podem conhecer o Parque de eco aventura denominado “Chacurru” situada a 15 quilometros da fronteira na colônia Fortuna Guazu, onde os turistas podem desfrutar de momentos únicos em um meio ambiente com cachoeiras, bosques, flora e fauna espalhados em 25 hectares, onde se encontram instaladas o circuito da Eco aventura em arborismo com cordas de 130 metros que passam pelo alto das arvores e terminam em uma magnifica cascada de águas cristalinas de mais de 30 metros de altura.

No local, o turista pode contar com hospedagem que variam entre os 70 a 50 Reais com uma entrada ao parque cujo valor oscila entre os 20 Reais que da o direito a utilização da piscina e o local de churrasqueira e passeio pelas áreas naturais. Maiores informações ligando aos números de telefone (0983) 776 060 / (0985) 223 000.